EDIÇÕES ANTERIORES

FLIM 2018

Em sua quinta edição, a FLIM já é o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e considerado um dos principais festivais do interior paulista. Para permear as discussões do evento, o tema eleito foi INTERIORES, um convite às páginas de um Brasil profundo. Recebeu nomes como Gero Camilo, Maria Vilani, o grupo Cordel do Fogo Encantado, Xico Sá, Maria Ribeiro, Gregório Duvivier, Zezé Motta, Jarid Arraes, Ellen Oléria, a poeta moçambicana Sónia Sultuane, Lula Barbosa, Luna Vitrolina e muito mais. 

A FLIM 2018 foi um projeto realizado com apoio do ProAC e da Prefeitura de São José dos Campos, gestão da AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura e parceria do Sesc São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Contou com o patrocínio master do Poliedro Educação; patrocínio especial da EDP Brasil, Oscar Calçados e DMCard; patrocínio da Vinac Consórcios; e apoio do Vale Sul Shopping, Hospital Pró-Infância, NipBr, Redenção Turismo e Unimed São José dos Campos. O apoio de mídia é do Jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan e contou com a colaboração do Hotel Ema Palace, Hotel Dan Inn São José dos Campos, Hotel Nacional Inn São José dos Campos, Haruf, Nibs Juice Bar, Artesane Gelateria, Academia Joseense de Letras, Editora Senac e Casa das Rosas. 

Tema: INTERIORES
Curadoria: Marcelino Freire 
Data: 14, 15 e 16 de Setembro de 2018 
Público total estimado: 24 mil pessoas. 

Programação FLIM 2018

FLIM 2017

Como marca de sua contemporaneidade, a FLIM 2017 elege o tema Translinguagens, que representa uma síntese das várias formas que a linguagem pode se apresentar, atravessando a literatura, se conectando a outros meios de expressão, envolvendo a arte escrita, desenhada, pintada, expressa com tinta, com palavras, com o corpo. A edição de 2017 contou com a nova curadoria do escritor Marcelino Freire e a medição das mesas literárias feita pela jornalista Adriana Couto. Recebeu grande nomes como Laerte, Antonio Nóbrega, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Maria Gomçalves, Alice Ruiz, Chico César e o poeta argentino Washington Cucurto.  

A quarta edição da FLIM foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e Prefeitura de São José dos Campos, com produção da AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura. Conta com o patrocínio da Gerdau, Colégio Poliedro, Vale Sul Shopping e Incorporadora Tavares Filho; apoio do Instituto de Oncologia do Vale, NipBr, Redenção Turismo, Hotel Ema Palace, Nibs Juice Bar, Haruf, GPM Vídeo, Art Rock Camisetas, Águas Monteiro Lobato, Unimed e Cabrillano; promoção da rádio Jovem Pan e do jornal O Vale; e parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Sesc São José dos Campos, Sesi São Paulo e Senac. 

Tema: TRANSLINGUAGENS
Curadoria: Marcelino Freire
Data: 18, 19 e 20 de Setembro de 2017
Público total estimado: 24 mil pessoas. 

Assista as Mesas Literárias da FLIM 2017 no Youtube! Clique aqui. 

Programação FLIM 2017

FLIM 2016

A FLIM 2016 elegeu como tema A literatura e as cidades. Cidades reais e imaginárias, frutos de construções coletivas, mas também da ação individual. Cidades em que circulamos, mas também cidades que circulam em nós. Com uma extensa programação oficial e paralela, a FLIM 2016 recebeu os shows de João Bosco e dos Barbatuques, o escritor português José Luiz Peixoto, o argentino Guillermo Saavedra, e os autores brasileiros Joca Reiners, Paulo Lins, Ricardo Aleixo, Lourenço Mutarelli, Chacal, entre outros. 

A terceira edição da FLIM foi uma realização da AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura; com apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de São José dos Campos; em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Sesc São José dos Campos, Sesi, Senac e Oficina Cultural Altino Bondesan. Contou com o patrocínio do Colégio Poliedro, Construtora Tavares Filho, Vinac Consórcios e Instituto Sabin; apoio do Hotel Ema Palace, Haruf, Nibs Juice Bar, Líquido Store, UNIMED, Engeseg e GPM Vídeo; e promoção do jornal O Vale, Literatura & Cia e Portal Meon. 

Tema: A Literatura e as Cidades 
Curadoria: Alberto Martins 
Data: 16, 18 e 19 de Setembro de 2016
Público total estimado: 28 mil pessoas

Programação FLIM 2016

FLIM 2015

A FLIM 2015 de debruçou sobre os modos de ser e conviver com a literatura no mundo contemporâneo, atenta tanto as conexões locais como globais. Entre os convidados, destacam-se Arnaldo Antunes, José Miguel Wisnik, Noemi Jaffe, Daniela Arbex e Marcelino Freire.

A FLIM 2015 foi uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, produção da AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, em parceria com o Sesc São José dos Campos, Senac, Sesi São Paulo e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Contou com o patrocínio do Colégio Poliedro, Construtora Tavares Filho, Instituto de Oncologia do Vale, Vinac Consórcios; apio do Laboratótio Quaglia, D´alê Imóveis, NipBR, Meu & Seu, Líquido, Haruf, Unimed, Água Monteiro Lobato; e promoção do O Vale e Rádio Jovem Pan.

Tema: Literatura para quê?
Curadoria: Alberto Martins 
Data: 18, 19 e 20 de Setembro de 2015
Público total estimado: 20 mil pessoas

Programação FLIM 2015


FLIM 2014

Criada em 2014 pela AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, a FLIM surgiu com o propósito de trazer ao público o encontro com escritores e músicos que atestam a varidade da produção literária artística atual. Sua primeira edição trouxe nomes como Tom Zé, João Paulo Cuenca, Reinaldo Moraes e os convidados internacionais Guillermo Saavedra e José Pacheco.

A FLIM 2014 foi uma realização da Prefeitura de São José dos Campos, produção da AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura, parceria com o Sesc São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Contou com o patrocínio do Colégio Poliedro, Instituto de Oncologia do Vale, Porto Seguro e Vinac Consórcios; apoio do Domino´s Pizza, Hotel Ema Palace, Laboratório Oswaldo Cruz, Reger Geriatria, Gráfica Copcentro, Água Monteiro Lobato, Unimed, Padaria Pão Chick; e promoção do O Vale e Rádio Jovem Pan. 

FLIM 2014
Curadoria: Alberto Martins
Data: 10, 11 e 12 de Outubro de 2014
Público total estimado: 14 mil pessoas

Programação FLIM 2014