FLIM 2018 | PROGRAMAÇÃO CENTRAL


**Todas as Mesas Literárias possuem tradução simultânea em LIBRAS.
     Entrada franca.  

SEXTA-FEIRA 14 DE SETEMBRO

CERIMÔNIA DE ABERTURA
14/09 | 19h | PALCO TOM DA FLIM

ABERTURA: INTERIORES
Com Marcelino Freire e Zezé Motta

Nada mais dentro de um livro do que um personagem.
Para abrir a FLIM convidamos um "personagem" Carolina Maria de Jesus, interpretada e imortalizada no cinema por Zezé Motta.

POR DENTRO DOS LIVROS 
14/09 | 20h | PALCO TOM DA FLIM 

VOCÊ É O QUE LÊ
Com Maria Ribeiro, Xico Sá e Gregório Duvivier

Um bate-papo sobre livros, hábitos de leitura e a literatura no mundo contemporâneo.

O trio compartilha com o público uma conversa descontraída em que tudo se transforma em literatura: redes sociais, youtubers, política, futebol – o que importa para os três é o encantamento por um bom livro e por boas histórias. GREGÓRIO DUVIVIER, MARIA RIBEIRO e XICO SÁ são escritores, apresentadores e roteiristas atuantes no cinema, na TV, no teatro e nas mídias sociais. 

Na abertura, a estudante-anfitriã Rochane Roque lê poema de Cassiano Ricardo (1894/1974), nascido em São José dos Campos.


SÁBADO 15 DE SETEMBRO

1ª Mesa Literária:
POR DENTRO DAS ARTES 

15/09 | 10h | PONTO DE ENCONTRO
Com Zenilda Lua, Gero Camilo, Maria Vilani e mediação de Adriana Couto.
** Lugares limitados. Distribuição de senhas 30min antes do início da mesa. Retirada de até 01 ingresso por pessoa.

Os cearenses GERO CAMILO e MARIA VILANI vivem em São Paulo. Ele como ator, cantor, compositor, dramaturgo, poeta. Ela como poeta e ativista cultural no bairro do Grajaú. Ao lado deles, estará ZENILDA LUA, poeta paraibana da cidade de Patos, radicada em São José dos Campos.

Estudante-anfitriã Lara Cigagna de Godoy lê poema de Hilda Hilst (1930/2004), nascida na cidade de Jaú, São Paulo.


2ª Mesa Literária:
POR DENTRO DA LUTA  

15/09 | 14h | PONTO DE ENCONTRO
Com Ferréz, Cidinha da Silva, Elizeu Braga e mediação de Adriana Couto.
** Lugares limitados. Distribuição de senhas 30min antes do início da mesa. Retirada de até 01 ingresso por pessoa.

O escritor FERRÉZ transformou o bairro paulistano Capão Redondo como escritor, editor e agitador cultural. CIDINHA DA SILVA é mineira, educadora, escritora e uma principais ativistas negras do país.  ELIZEU BRAGA é poeta, nascido em Porto Velho, Rondônia

Estudante-anfitrião João Pedro da Silva lê trecho da obra de Plínio Marcos (1935/1999), nascido na cidade de Santos, São Paulo.


3ª Mesa Literária:
POR DENTRO DOS GÊNEROS 

15/09 | 16h | PONTO DE ENCONTRO
Com Jarid Arraes, Ellen OlériaSónia Sultuane e mediação de Adriana Couto.
** Lugares limitados. Distribuição de senhas 30min antes do início da mesa. Retirada de até 01 ingresso por pessoa.

Um encontro para celebrar a diversidade. JARID ARRAES, nascida em Juazeiro do Norte, no Ceará, passeia pela prosa e pela poesia de cordel. ELLEN OLÉRIA, nascida em Brasília e criada em Taguatinga, DF, é cantora e compositora e uma das apresentadoras do Estação Plural, programa dedicado ao universo LGBT. As duas se juntam à nossa atração internacional, SÓNIA SULTUANE. Nascida em Maputo, Moçambique, ela é poeta, prosadora, artista plástica e, igualmente às parceiras de mesa, é uma importante referência quando o assunto é feminismo e direitos humanos.

Estudante-anfitrião Micael Paulo de Jesus Lopes lê trecho da obra de João Silvério Trevisan, nascido em Ribeirão Bonito em 1944.



Sarau
POR DENTRO DO SARAU

15/09 | 18h | PALCO TÁ aFLIM
Com poeta de SJC, Gero Camilo, Elizeu Braga, Lula Barbora e Luna Vitrolina. 
Parceria: Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O sarau da FCCR em edição especial na FLIM. Apresentação especial reune poetas de São José dos Campos e de outras partes do interior do Estado. Participações especiais de GERO CAMILO, do poeta ELIZEU BRAGA, este nascido em Porto Velho, Rondônia, e do cantor e compositor LULA BARBOSA, da poeta LUNA VITROLINA e dos poetas de São José dos Campos.



Show Musical
POR DENTRO DO FOGO

Viagem Ao Coração Do Sol
com CORDEL DO FOGO ENCANTADO 15/09 | 15/09 | 20h | PALCO TOM DA FLIM
Parceria: Sesc São José dos Campos

O disco Viagem ao Coração do Sol marca o retorno do Cordel do Fogo Encantado após oito anos de hiato. O trabalho autoral traz canções que ficaram guardadas durante a pausa, além de composições nascidas do reencontro entre Lirinha, Clayton Barros, Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida.

As 13 faixas que compõem o disco seguem a tradição da literatura de cordel, dialogando com os sentimentos humanos ao longo de uma história de cinco personagens que percorrem caminhos, por vezes misteriosos e mágicos, em busca da filha do vento, chamada liberdade. O trabalho é uma continuidade no processo criativo da banda. 

Para a apresentação, sobem ao palco Lirinha (voz e pandeiro), Clayton Barros (violão e voz), Emerson Calado (percussão e voz), Nego Henrique (percussão e voz) e Rafa Almeida (percussão e voz).

DOMINGO 16 DE SETEMBRO

5ª Mesa Literária:
POR DENTRO DAS ESCREVIVÊNCIAS

16/09 | 10h30 | PALCO TOM DA FLIM
Com Conceição Evaristo  e participação de Fabiana Cozza acompanhada por Henrique Araujo e mediação de Adriana Couto.

A ideia é uma conversa especial com CONCEIÇÃO EVARISTO, intercalada por músicas, de matriz africana, interpretadas pela premiada cantora paulistana FABIANA COZZA, acompanhada do violão de HENRIQUE ARAÚJOCONCEIÇÃO EVARISTO é mineira nascida em 1946 e autora, entre outros, do livro de contos “Olhos D’Água” e do romance "Ponciá Vicêncio".

Na ocasião, será homenageada a escritora paulista Ruth Guimarães, com a participação especial da escritora SÔNIA GABRIEL. Leitura de trecho da obra de Ruth Guimarães.

SÁBADO 15 DE SETEMBRO

TRANSMISSÃO DAS MESAS LITERÁRIAS
1ª , 2ª  e 3ª Mesa Literária | 10h, 14h e 16h | AO LADO DO PONTO DE ENCONTRO

As mesas literárias que possuem lugares limitados serão transmitidas ao vivo e um telão externo ao lado do Ponto de Encontro.