FLIM 2019 | PROGRAMAÇÃO ENTRELINHAS


LANÇAMENTO DE LIVROS DE ESCRITORES LOCAIS
Na terceira edição do “Entrelinhas” na FLIM, autores locais e regionais dialogam com o público sobre suas mais recentes obras, em mesas temáticas, permeando entre o Tu que denota tudo, tudo que é tanto e que é você, que faz parte desta festa de troca de saberes, com mediação da Academia Joseense de Letras.

SÁBADO 14 DE SETEMBRO

1ª Mesa Literária
VOZES - RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE EU, TU ELES
14/09 | 10h | ATRIUM DO PAVILHÃO SÃO JOSÉ

O texto literário infantil pertence ao mundo da imaginação, ao universo fantástico e imagético que propicia a construção de sentidos e de significados ao pequeno leitor. É um texto polifônico composto por várias vozes, as quais dialogam com a criança que, por sua vez, interage com o texto de forma dialógica e imaginativa, reafirmando, assim, sua construção identitária. Quem seria o “tu”, representação da segunda pessoa, a persona com a qual o pequeno leitor dialoga nos textos infantis? Como a intertextualidade entre texto e ilustração favorecem a suscitação de vozes no texto narrativo infantil?

Escritores:
Daniella Peneluppi com o livro "Tempo e vento, poesia em movimento", Lara Nogueira com o livro "Meu corpinho é só meu" e Sidney Bretanha com o livro "Alf, o amor tem quatro patas "

Mediador:  Sandra Guimarães
Anfitriã: Eliane Potiguara  
Intervenção: A Morte de Nanã de Patativa do Assaré-EE Prof. Francisco Pereira da Silva  

2ª Mesa Literária
AMOR ETÉREO – PLATAFORMAS VOLÚVEIS 
14/09 | 11h30 | ATRIUM DO PAVILHÃO SÃO JOSÉ

No imediatismo do mundo contemporâneo, leituras e pesquisas rápidas permeiam a juventude atual. Em contrapartida, cada dia mais, surgem romances e sagas, enquanto novas plataformas de leitura emergem. O formato e-book se populariza em sites como Amazon, enquanto a leitura física continua com seu charme inabalável. O amor se faz etéreo, seja através de um andarilho altruísta e suas memórias, de retalhos de um passado saudoso, ou bitucas de sentimentos passados, até mesmo o primeiro amor encontrado no rabisco de um livro. Coloque sua mochila nas costas e venha conosco desvelar esse continente perdido...

Escritores:
Cínthia Zagatto  com o livro "Quem rabiscou aqui?", Gil Miri com o livro "Retalhos de um tempo brincante", Ronaldo Roque com livro "De um talvez pude ter certeza", Thunder Dellú com o livro "As Pirâmides revolucionárias" e Robson  Silva com o livro" Thompson, o viajante solitário". 

Mediador:  Danilo Morales

3ª Mesa Literária
E TU? SOU O TEMPO EM VERSOS 
14/09 | 15h | ATRIUM DO PAVILHÃO SÃO JOSÉ

Esta mesa literária será recheada de versos inspirados através da alma de seus poetas, que relatam através da vida, do amor, do tempo e do coração, que o amor sempre irá findar em poesia. Somos todos como um relógio, que pontua, gira e nos avisa o momento certo de parar; Assim é a poesia, assim somos todos. Tu és a poesia do coração; Tu desejas mais amor; Tu necessita de mim; Tu és a minha alma; Tu és o tempo; Tu és os versos. No ritmo de tantos "pró-nomes", iremos disseminar por alguns momentos, no coração dos convidados e amantes das letras e da poesia, a verdadeira face dos versos que se modifica com o passar dos tempos.

Escritores:
Borá Nogueira com o livro "Para nossa Alice", Dila Bento com o livro "A poesia que está em todo lugar", Drika Yar com o livro "Fala sério, mais poesia?!", Helen Copi com o livro "Flores e espinhos" e Lili Oliveira com o livro "Emoção". 

Mediador:  Sandro Luiz Cuesta
Anfitrião: Poeta Marcelo

4ª Mesa Literária
TRAÇOS DIFERENTES
14/09 | 16h30 | ATRIUM DO PAVILHÃO SÃO JOSÉ

Na visão de três jovens Escritoras, em versos poéticos, com a leveza do coração, mostrando que tudo tem a ver com "Tu" que és também parte de cada linha deste momento mágico.

Escritores:
Clara Baccarin com o livro "Vísceras",  Ludmila Saharovsky com o livro "100 crônicas escolhidas e alguns contos clandestinos" e Mariane Helena com o livro "O Mar em mim". 

Mediador:  Roberto Coelho
Anfitrião: Guilhermo Codazzi

DOMINGO 15 DE SETEMBRO

5ª Mesa Literária
AS VIDAS QUE TU CONJUGAS
15/09 | 10h | ATRIUM DO PAVILHÃO SÃO JOSÉ

“Conhece-te a ti mesmo” já diziam os gregos. As vidas que nos cercam dão pistas a respeito de nós. Todas as personagens das tramas trazidas para essa riquíssima mesa literária, desnudam nossas máscaras, revelam nossas essências esculpidas no caos das más escolhas, nas saudades que gritam, nos risos que aliviam e na fé que nos move. Você encontrará pessoas subjugadas, passados resgatados, famílias desgastadas, desafios superados, missões encontradas. Com quem ou o com o que você irá se identificar? Não percas a oportunidade de te olhares através do generoso espelho da literatura!     

Escritores:
Ana Pirolo com o livro "Quem você deixou de ser quando cresceu", Jéssica Anitelli com o livro "A química entre nós", Juliana Marinho com o livro "Vestido de época", Pedro Henrique Bueno com o livro "Enquanto durmo" e Taciana Luczay com o livro "Sagrado e a vida de Chayil". 

Mediadora: Lya Gram
Anfitriã: Carol Rodrigues

6ª Mesa Literária
 TORNA-TE  QUEM TU ÉS 
15/09 | 11h30 | ATRIUM DO PAVILHÃO SÃO JOSÉ

“Torna-te quem TU és“, famosa frase que Nietzsche, o filósofo alemão, emprestou de Píndaro para dar uma conotação muito mais afirmativa e experimental à vida.“Torna-te quem tu és” é uma tarefa essencialmente prática, um longo caminho a ser trilhado lentamente. Isso implica em “explorar” a vida, “explorar a si mesmo”, jogando-se no mundo. A felicidade desta existência só pode estar em ela ser o que é!A vida é feita de histórias, folclores, romances, poesias, viagens, buscas, encontros, reencontros, na qual os protagonistas SOU EU, ÉS TU e SOMOS NÓS. Qual a função do escritor na sociedade? É ser um educador?

 
Escritores:
Clarice Sabino com o livro "Para que serve a poesia?", Tayla Oliveira com o livro "O poder do obvio", Myrna de Almeida com o livro "A boa vista de Bananal" e João Nicolau com o livro "Calango". 

Mediadora: Sila Antunes
Anfitrião: Marcelino Freire
Intervenção: Em louvor do vento com Cia Emulsão 

GALERIA DOS AUTORES E SESSÕES DE AUTÓGRAFOS 

Após os debates das mesas literárias, venha conversar e conhecer os escritores e seus respectivos livros. Além dos lançamentos de livros dos convidados do Entrelinhas, a Galeria dos Autores recebe escritores de toda região expondo e comercializando suas obras. 

13/09 | Sexta | 18h às 22h
14/09 | Sábado | 9h às 22h 
15/09 |Domingo | 9h às 18h 
Local: TRANSITE FLIM

Autores participantes:  
Ana Pirolo, André Martines, Borá Nogueira, Bruna Cleto, C. J. Santos, Cidinha Martins, Cínthia Zagatto, Clara Baccarin, Clarice Sabino, Daniella Peneluppi, Dila Bento, Dr. Alexandre Pereira, Drika Yar, Francisco José Ramires, George de Paula Furlan, Gil Miri, Helen Coppi, Ismael Alcacibas Jones, Jéssica Anitelli, João Nicolau, Juliana Marinho, Lara Nogueira, Lili Oliveira, Ludmila Saharovsky, Luís Novais, Luiz Marinho, Marcelo Fernandes, Mariane Helena, Montilla, Myrna Almeida, Pedro Henrique Bueno, Robson Lima, Ronaldo Roque, Sidney Bretanha, Taciana Luczay, Thunder Dellú e Val Saab.