Alice Penna e Costa é produtora cultural e traz na bagagem uma vasta experiência em festivais literários e editoração, sendo uma das fundadoras da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Ao lado dela, estão Tania Rivitti, gestora do Ateliê397 e idealizadora de cursos e palestras relevantes no mundo contemporâneo; e Bianca Mantovani, gestora cultural e pesquisadora. O trio conta com a assistência de Bruna Fernanda.
Alice nasceu no Rio de Janeiro/RJ, graduou-se na Cup (Centro Universitário Profissional) em 1980. Pós-graduou-se em Marketing e Marketing Cultural na Getúlio Vargas, 1991. Graduou-se em Mediação de Conflitos no Ministério Público de SP em 2010. Atuou na área publicitária como Relações Públicas e Assessora de Comunicação. Sócia fundadora da Fabra Quinteiro Comunicação. Diretora de Comunicação da Companhia das Letras e uma das fundadoras da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Editora de livros independente trabalha para Luste, Dash, Senac, Cia das Letras. Sócia Fundadora do Núcleo de Mediação, Cultura e Cidade em parceria com a Unibes Cultural. Coordenou o Fronteiras do Pensamento em São Paulo. Curadora do Instituto Cultural do Laboratório Fleury.
Tania é formada em Comunicação Social (ECA-USP), com pós-graduação lato sensu em Museologia (MAC-USP). Trabalhou nas Bienais de 1996 e 1998 no setor educativo; no MASP (1997 – 1999) e no Centro Universitário Maria Antonia-USP como coordenadora de cursos de extensão nas áreas de Artes, Design, Filosofia, Literatura e Psicanálise. Atualmente, faz curadoria de ciclos de palestras em diferentes instituições, como Sesc, museus e espaços independentes e é gestora do Ateliê397.
Bia é gestora cultural e pesquisadora. Cursa MBA em Gestão de Projetos na USP-Esalq. Possui mestrado em Museologia pela USP; especialização em Estudos Brasileiros pela FESPSP e graduação em Letras pela USP. Trabalhou na Biblioteca Mário de Andrade; na gestão do espaço independente Ateliê397; como assistente de curadoria de Tania Rivitti; como agente cultural na Tapera Taperá, como produtora do Prêmio Design no Museu da Casa Brasileira, entre outras experiências no setor cultural. Atualmente é produtora de exposições no Instituto Moreira Salles e escreve verbetes para Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.
Pesquisadora, curadora e educadora. É mestre em Filosofia pelo programa de Culturas e Identidades Brasileiras no IEB USP. Atualmente, faz parte da equipe de gestão do Ateliê397 e do coletivo feminista Vozes Agudas.
Gestão e Realização
AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Direção Executiva
Aldo Zonzini
Curadoria
Alice Penna e Costa
Tania Rivitti
Bianca Mantovani
Bruna Fernanda
Coordenação Geral e Gestão Cultural
Valéria Israel
Financeiro e Administrativo
Ana Claudia Assis
Natani Oliveira
Recursos Humanos
Fernanda Passos
Produção
Bruno Mantovani
Guilherme Samejima
Saulo Santos
Tatiana Araujo
Comunicação e Marketing
Cláudia Nogueira
Gustavo Oliveira
Júlia Vieira
Assessoria de Comunicação
Criative Comunicação
Desenvolvimento Institucional
Geanna Silva
Relacionamento e Gestão de Patrocínio
Agência NTZ
Arquitetura e Restauro
Felipe Ferri
Engenheiro Florestal
Rogério Mazzeo
Supervisor Operacional
Jorge Araújo
Auxiliar Operacional
Adriana de Fatima Mello
Allef Santos
Alcides Carlos Ribeiro
Bernardete Carvalho
Cândido dos Santos Leandro
Claudemir Ramos
Francisco Rosa de Morais
Isaias Cunha
José Ricardo de Almeida
Robson dos Santos
Rosângela Ferreira
Segurança Patrimonial
Grupo Engeseg
Equipe de Voluntariado
Amigos do Parque
Equipe de Voluntários FLIM 2024
A FLIM 2024 é um oferecimento do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC ICMS), conta com o patrocínio de EDP Brasil, Poliedro Educação, Ball Corporation, Buser, Villa Real/ Simpatia, Mercadinho Piratininga, MVituzzo, Hussein HKS, Grupo DutraFer, Shopping Jardim Oriente. Apoio Unimed SJCampos, Ema Palace, B&B Hotel, Hotel Monreale. Parceria Institucional da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, Secretaria de Educação, Sesc São José dos Campos, Sesi São José dos Campos, Senac São José dos Campos, Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, CECP (Museu do Folclore e Ecomuseu), Academia Joseense de Letras, Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Caeb), Fundo Social de Solidariedade de SJC, Kinoene Arts, e promoção do Jornal O Vale, da Rádio Jovem Pan, Portal Meon e SpRio mais. Realização da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
Oferecimento
ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo
Patrocínio
EDP Brasil
Poliedro Educação
Ball Corporation
Buser
Villa Real/Simpatia
Mercadinho Piratininga
MVituzzo
Hussein
Dutrafer
Eaton
Editora Galeria
Shopping Jardim Oriente
Apoio
B&B Hotel
Ema Palace
Hotel Monreale
Unimed São José dos Campos
Parceiros Institucionais
Academia Joseense de Letras
Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti
Cecp - Centro de Estudos da Cultura Popular
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos
Secretaria de Educação
Kinoene Arts
Senac São José dos Campos
Sesi São José dos Campos
Sesc São José dos Campos
Promoção
Jovem Pan
OVale
SP Rio+
Portal Meon
Realização
AFAC – Organização Social de Cultura
Prefeitura de São José dos Campos
Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas
Governo do Estado de São Paulo