FLIM 2024
10ª edição

A FLIM – Festa Literomusical de São José dos Campos é o principal evento do gênero no Vale do Paraíba. Anualmente, o festival ganha projeção nacional e se firma como um dos principais acontecimentos culturais do interior paulista. Durante três dias, o Parque Vicentina Aranha se transforma em um cenário vibrante de celebração cultural, abrangendo música, dança, teatro e atividades literárias. O evento oferece uma programação diversa, livre para todos os públicos e 100% gratuita.

A FLIM chega à sua 10ª edição nos dias 20, 21 e 22 de setembro, uma edição histórica no ano do centenário do Vicentina Aranha, a qual merece um tema especial!

Quando usamos a palavra tempo, o que nos vêm à mente? Ideias de passado ou de futuro? Como pensamos sobre o tempo hoje? A FLIM 2024 comemora dez anos dessa festa literomusical potente, e terá o tempo como mote, encorajando as pessoas a pensarem sobre suas e outras relações com o tempo, e a refletirem sobre noções que subvertem a ideia de linha do tempo e cronologia, provocando novas relações temporais.

A partir da pergunta "Qual é o tempo que o tempo tem?", o coletivo curatorial formado por Alice Penna e Costa, Bia Mantovani e Tania Rivitti, com assistência de Bruna Fernanda, convida para uma festa que vai provocar e inspirar sobre as noções de tempo e o pensar em conjunto sobre o ontem, o hoje e o amanhã, partindo da literatura, da música, do cinema e das artes visuais.

Participe dessa grande, acessível e solidária festa, que celebra a cultura para todos, com muita música, mesas literárias com grandes nomes da literatura nacional, lançamentos de livros de autores locais, programação infantil, cinema, ações formativas e sustentáveis, feirinhas e espaço gastronômico.

Qual é o tempo que o tempo tem?

Sinopse curatorial

O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem. 

Iroko é o guardião da ancestralidade e dos antepassados. Nas religiões de matriz africana, é conhecido como o Orixá do Tempo. No Brasil, identificamos esse Orixá com a árvore gameleira-branca: enorme, frondosa, com raízes perenes, tronco largo e copa cheia de galhos e folhas. Esta árvore simboliza para nós a ideia de tempo, tema principal da 10ª FLIM. Em alguns mitos, essa é a primeira árvore do mundo, detentora dos ciclos de vida e morte a que estamos sujeitos. A conexão do passado com o presente e o futuro está representada em sua grandeza: perenidade e enraizamento nos levando para o passado, galhos novos apontando para o futuro, e uma presença colossal. 

Ao nos depararmos com essa árvore, nos perguntamos: Qual é o tempo que o tempo tem? A questão elaborada no título norteia toda a programação. Como inventamos o passado, o presente e o futuro? Estamos sempre correndo contra o tempo? Lembramos com saudosismo de alguns passados? Refletimos sobre como vivemos o hoje? Como olhamos para a gameleira e ponderamos sobre o que passou, o que vivemos no agora e o porvir? 

Nesta FLIM, convidamos vocês a dialogarem com os convidados sobre o passado, ao trazer para o debate temas como ancestralidade, oralidade e outras cosmogonias para apreensão do tempo. Também falaremos sobre meio ambiente, o tempo da Terra, unindo literatura e natureza para pensar o mundo que nos abriga. Ramificaremos a conversa para pensar o tempo da subjetividade, sobre como narrar o tempo da vida é importante para a constituição de nós mesmos. As urgências do presente constituem outro galho de conversa, aliando saúde mental, psicologia, feminismo e relações raciais. Não deixaremos de ter um tronco apontando para o futuro, pensando em como podemos elaborar um amanhã individual e coletivo, usando os astros e a literatura para dar vazão aos desejos vindouros. 

Ao pensarmos nas noções de tempo e suas metáforas, podemos indagar se ele é um espiral, uma linha ou assume alguma outra forma. Na programação da 10ª FLIM, pensaremos no tempo como uma encruzilhada, como um ponto de confluência, como uma possibilidade com raízes e galhos diferentes, mas que se encontram. E para você, qual o tempo que o tempo tem? 

Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bianca Mantovani, Assistência Bruna Fernanda; Curadoria FLIM 2024

Sobre a Curadoria

Alice Penna e Costa é produtora cultural e traz na bagagem uma vasta experiência em festivais literários e editoração, sendo uma das fundadoras da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Ao lado dela, estão Tania Rivitti, gestora do Ateliê397 e idealizadora de cursos e palestras relevantes no mundo contemporâneo; e Bianca Mantovani, gestora cultural e pesquisadora. O trio conta com a assistência de Bruna Fernanda.



Alice Penna e Costa
@aliceboavistapenna

Alice nasceu no Rio de Janeiro/RJ, graduou-se na Cup (Centro Universitário Profissional) em 1980. Pós-graduou-se em Marketing e Marketing Cultural na Getúlio Vargas, 1991. Graduou-se em Mediação de Conflitos no Ministério Público de SP em 2010. Atuou na área publicitária como Relações Públicas e Assessora de Comunicação. Sócia fundadora da Fabra Quinteiro Comunicação. Diretora de Comunicação da Companhia das Letras e uma das fundadoras da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Editora de livros independente trabalha para Luste, Dash, Senac, Cia das Letras. Sócia Fundadora do Núcleo de Mediação, Cultura e Cidade em parceria com a Unibes Cultural. Coordenou o Fronteiras do Pensamento em São Paulo. Curadora do Instituto Cultural do Laboratório Fleury.



Tania Rivitti
@taniarivitti

Tania é formada em Comunicação Social (ECA-USP), com pós-graduação lato sensu em Museologia (MAC-USP). Trabalhou nas Bienais de 1996 e 1998 no setor educativo; no MASP (1997 – 1999) e no Centro Universitário Maria Antonia-USP como coordenadora de cursos de extensão nas áreas de Artes, Design, Filosofia, Literatura e Psicanálise. Atualmente, faz curadoria de ciclos de palestras em diferentes instituições, como Sesc, museus e espaços independentes e é gestora do Ateliê397.



Bianca Mantovani
@biaamantovani 

Bia é gestora cultural e pesquisadora. Cursa MBA em Gestão de Projetos na USP-Esalq. Possui mestrado em Museologia pela USP; especialização em Estudos Brasileiros pela FESPSP e graduação em Letras pela USP. Trabalhou na Biblioteca Mário de Andrade; na gestão do espaço independente Ateliê397; como assistente de curadoria de Tania Rivitti; como agente cultural na Tapera Taperá, como produtora do Prêmio Design no Museu da Casa Brasileira, entre outras experiências no setor cultural. Atualmente é produtora de exposições no Instituto Moreira Salles e escreve verbetes para Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.



Bruna Fernanda
@brunxfernandx 

Pesquisadora, curadora e educadora. É mestre em Filosofia pelo programa de Culturas e Identidades Brasileiras no IEB USP. Atualmente, faz parte da equipe de gestão do Ateliê397 e do coletivo feminista Vozes Agudas.

FICHA TÉCNICA FLIM 2024

Gestão e Realização
AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

Direção Executiva
Aldo Zonzini

Curadoria
Alice Penna e Costa
Tania Rivitti
Bianca Mantovani
Bruna Fernanda

Coordenação Geral e Gestão Cultural
Valéria Israel

Financeiro e Administrativo
Ana Claudia Assis
Natani Oliveira

Recursos Humanos
Fernanda Passos

Produção
Bruno Mantovani
Guilherme Samejima
Saulo Santos
Tatiana Araujo

Comunicação e Marketing
Cláudia Nogueira
Gustavo Oliveira
Júlia Vieira

Assessoria de Comunicação
Criative Comunicação

Desenvolvimento Institucional
Geanna Silva

Relacionamento e Gestão de Patrocínio
Agência NTZ

Arquitetura e Restauro
Felipe Ferri

Engenheiro Florestal
Rogério Mazzeo

Supervisor Operacional
Jorge Araújo

Auxiliar Operacional
Adriana de Fatima Mello
Allef Santos
Alcides Carlos Ribeiro
Bernardete Carvalho
Cândido dos Santos Leandro
Claudemir Ramos
Francisco Rosa de Morais
Isaias Cunha
José Ricardo de Almeida
Robson dos Santos
Rosângela Ferreira

Segurança Patrimonial
Grupo Engeseg

Equipe de Voluntariado
Amigos do Parque  

AGRADECIMENTOS FLIM 2024

Equipe de Voluntários FLIM 2024
A FLIM 2024 é um oferecimento do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC ICMS), conta com o patrocínio de EDP Brasil, Poliedro Educação, Ball Corporation, Buser, Villa Real/ Simpatia, Mercadinho Piratininga, MVituzzo, Hussein HKS, Grupo DutraFer, Shopping Jardim Oriente. Apoio Unimed SJCampos, Ema Palace, B&B Hotel, Hotel Monreale. Parceria Institucional da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, Secretaria de Educação, Sesc São José dos Campos, Sesi São José dos Campos, Senac São José dos Campos, Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, CECP (Museu do Folclore e Ecomuseu), Academia Joseense de Letras, Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Caeb), Fundo Social de Solidariedade de SJC, Kinoene Arts, e promoção do Jornal O Vale, da Rádio Jovem Pan, Portal Meon e SpRio mais. Realização da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Oferecimento
ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo 

Patrocínio
EDP Brasil
Poliedro Educação
Ball Corporation
Buser
Villa Real/Simpatia
Mercadinho Piratininga
MVituzzo
Hussein
Dutrafer
Eaton
Editora Galeria
Shopping Jardim Oriente

Apoio
B&B Hotel
Ema Palace
Hotel Monreale
Unimed São José dos Campos

Parceiros Institucionais
Academia Joseense de Letras
Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti
Cecp - Centro de Estudos da Cultura Popular
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos
Secretaria de Educação
Kinoene Arts
Senac São José dos Campos
Sesi São José dos Campos
Sesc São José dos Campos


Promoção
Jovem Pan
OVale
SP Rio+
Portal Meon

Realização
AFAC – Organização Social de Cultura
Prefeitura de São José dos Campos
Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas
Governo do Estado de São Paulo