Flim 2021

Em 2021, a FLIM – Festa Lietromusical 2021 convida a todos para uma dança com começo, meio e fim!

O Parque Vicentina Aranha, um dos principais patrimônios históricos do estado localizado na cidade de São José dos Campos/SP, através do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Prefeitura de São José dos Campos e a AFAC, apresentam a 7ª Edição da FLIM 2021. De 17 a 19 de setembro, shows, mesas literárias, lançamento de livros e muito mais compõem uma programação extensa em formato híbrido, gratuita e acessível sob a curadoria da escritora convidada Caroline Rodrigues.

TEMA 

Baila, o corpo que lê

“Dançar com o livro: um passo dele e um passo teu. Dançar com a escrita: olhar bem o movimento da palavra e esperar ela te olhar de volta. Dançar com outro corpo: escuta absoluta e deslocamento. Então, nessa toada, que o pensamento encontre o corpo, que o corpo encontre o pensamento. Que os verbos eletrifiquem dedos, pés, quadris, porque como disse o pai do butô Kazuo Ohno “pensar qualquer um pode pensar. Mas uma dança que vá além disso, gostaria que essa fosse a nossa dança”. Que a dança seja a prática de trazer o corpo ao texto, “o movimento de dança-canto que o meu corpo não executou”, como disse Conceição Evaristo. Que a dança seja um convite a um giro em torno do sol, na alegria do corpo enquanto exercício de dignidade, como aprendemos com Ailton Krenak: “A vida é uma dança cósmica. Você iria cabisbaixo para uma dança assim? ” Enquanto tem dança, tem corpo. Enquanto tem música, tem de escutar o outro. Enquanto tem literatura, tem mundo.”

Carol Rodrigues
Curadora da Flim 2021

ACESSE AQUI O CADERNO DE PROGRAMAÇÃO 

Sobre a Curadora

Carol Rodrigues
Nascida no Rio de Janeiro, Carol Rodrigues escreve contos e novelas tentando escutar os TUS que sopram. É autora de Sem Vista Para o Mar, ganhador do Prêmio Biblioteca Nacional e do Jabuti, escrito sob as generosas provocações de Marcelino. Hoje trabalha com curadoria de eventos na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo. Viveu em São José dos Campos de 1992 a 2004, quando foi estudar cinema em São Carlos. Tem um pai e dois irmãos amados vivendo na cidade e está feliz demais em se juntar à trupe dessa festa tão bonita.

FICHA TÉCNICA FLIM 2021

Gestão e Realização:
AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

Direção Executiva:
Aldo Zonzini

Curadora Convidada:
Carol Rodrigues

Arquitetura:
Felipe Ferri

Coordenação Geral e Gestão Cultural:
Valéria Israel

Produção Cultural: 
Bruno Mantovani
Guilherme de Souza Samejima
Saulo dos Santos Cantinho Filho
Tatiana Araujo

Financeiro e Administrativo:
André Luiz Homem de Mello
Natani de Oliveira

Recursos Humanos:
Fernanda Passos

Supervisor Operações:
Jorge Vieira de Araujo Filho

Comunicação e Markentig / Design Gráfico: 
Gustavo Oliveira
Marcus Vinícius Trizzino

Relacionamento e Assessoria de Imprensa:
Agência NTZ

Departamento de Operações Gerais:
Adriana de Fátima
Antônio Nunes
Alcides Ribeiro
Bernadete Carvalho
Claudemir Ramos
Francisco Rosa
Luiz Marques
Robson Santos
Rosângela Ferreira
Wesley Evangelista

Engenheiro Florestal:
Rogério Mazzeo

Segurança Patrimonial:
Grupo Engeseg
Douglas Ribeiro
Eder Silverio
Evaldo Pereira
Henrique de Paula
Juliano dos Santos
Vagner da Silva

Tradução em LIBRAS:
Rosi Magalhães 

AGRADECIMENTOS FLIM 2021

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Prefeitura de São José dos Campos e a AFAC, apresentaram a FLIM 2021. O projeto foi realizado em parceria com a Fundação Cultural Cassino Ricardo e o CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti. Contou com o patrocínio master do Colégio Poliedro; patrocínio do Vale Sul Shopping, IOV - Instituto de Oncologia do Vale, Olhar Certo Clínicas Oftalmológicas. O apoio de mídia do Jornal O Vale e da Rádio Jovem Pan e conta com a colaboração do Nibs Juice Bar, Hotel Ema Palace, Armazém da Pizza e Academia Joseense de Letras.