FLIM 2023
9ª edição

A FLIM – Festa Literomusical de São José dos Campos - convida todos a celebrar o amor! No Parque Vicentina Aranha, um tesouro histórico da nossa cidade, a 9ª Edição da FLIM acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro de 2023. Shows, mesas literárias, lançamentos e muitas atrações compõem uma programação gratuita e vibrante, sob a curadoria das escritoras Alice Penna e Costa, Tania Rivitti, Bianca Mantovani e assistência de Maria Beatriz Machado.

Em reconhecimento à importância da Semana Cassiano Ricardo, evento que incentiva a leitura e a literatura com uma programação diversificada em homenagem ao ilustre poeta, jornalista e ensaísta joseense, a AFAC - Organização Social de Cultura se une à Fundação Cultural Cassiano Ricardo e traz para a 9ª edição da FLIM a 56ª Semana Cassiano Ricardo.

E não podemos falar sobre o amor sem colocá-lo em prática. A programação é gratuita, mas você pode colaborar por meio do “ingresso solidário”, doando 1kg de alimento não perecível em benefício das entidades assistidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

Prepare-se para um grande encontro inspirador e repleto de amor.

Além disso,
o amor como prática

Pensar o amor como prática cotidiana nos permite ir além do que conhecemos, além do que está estabelecido, além do que acreditamos ser o amor, o afeto e a vida coletiva.

Nessa festa, vamos falar sobre o amor. O amor como prática cotidiana, como ação engajadora, o afeto pelo que nos cerca, a potência do amor em todas as suas formas.

Escolhemos a expressão “além disso” como forma de entendimento das práticas afetivas em um primeiro significado de algo a mais, de soma, mas também com o significado daquilo que vai além para pensar nos afetos e amores além do convencional, além do que enxergamos.

Partimos das reflexões sobre o amor de bell hooks, pensadora estadunidense, que entende que o amor não está dado, que ele é uma prática cotidiana, ele é uma ação e não apenas um sentimento. Então convidamos vocês a participarem da FLIM conosco pensando além disso, além do que está dado, refletindo sobre o amor que se manifesta além do que está posto.

Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bianca Mantovani,
Curadoria FLIM 2023

Edições Anteriores

Sobre a Curadoria

A FLIM 2023 conta com a curadoria das renomadas Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bia Mantovani. Com assistência de Maria Beatriz Machado, o trio, que idealizou o tema "Além disso - O amor como prática", teve como ponto de partida as reflexões sobre o amor de bell hooks, pensadora estadunidense, que entende que o amor é uma prática cotidiana, que deve ser pensado como ação e não apenas um sentimento.



Alice Penna e Costa
@aliceboavistapenna

Alice nasceu no Rio de Janeiro/RJ, graduou-se na Cup (Centro Universitário Profissional) em 1980. Pós-graduou-se em Marketing e Marketing Cultural na Getúlio Vargas, 1991. Graduou-se em Mediação de Conflitos no Ministério Público de SP em 2010. Atuou na área publicitária como Relações Públicas e Assessora de Comunicação. Sócia fundadora da Fabra Quinteiro Comunicação. Diretora de Comunicação da Companhia das Letras e uma das fundadoras da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Editora de livros independente trabalha para Luste, Dash, Senac, Cia das Letras. Sócia Fundadora do Núcleo de Mediação, Cultura e Cidade em parceria com a Unibes Cultural. Coordenou o Fronteiras do Pensamento em São Paulo. Curadora do Instituto Cultural do Laboratório Fleury.



Tania Rivitti
@taniarivitti

Tania é formada em Comunicação Social (ECA-USP), com pós-graduação lato sensu em Museologia (MAC-USP). Trabalhou nas Bienais de 1996 e 1998 no setor educativo; no MASP (1997 – 1999) e no Centro Universitário Maria Antonia-USP como coordenadora de cursos de extensão nas áreas de Artes, Design, Filosofia, Literatura e Psicanálise. Atualmente, faz curadoria de ciclos de palestras em diferentes instituições, como Sesc, museus e espaços independentes e é gestora do Ateliê397.



Bianca Mantovani
@biaamantovani 

Bia é gestora cultural e pesquisadora. Cursa MBA em Gestão de Projetos na USP-Esalq. Possui mestrado em Museologia pela USP; especialização em Estudos Brasileiros pela FESPSP e graduação em Letras pela USP. Trabalhou na Biblioteca Mário de Andrade; na gestão do espaço independente Ateliê397; como assistente de curadoria de Tania Rivitti; como agente cultural na Tapera Taperá, como produtora do Prêmio Design no Museu da Casa Brasileira, entre outras experiências no setor cultural. Atualmente é produtora de exposições no Instituto Moreira Salles e escreve verbetes para Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.



Maria Beatriz Machado
@mabepm 

Graduanda do sexto semestre de Letras - Português e Francês (FFLCH - USP), fez cursos na área de editoração e arte em instituições culturais como UNESP e MAC-USP. Já trabalhou com produção editorial na Editora Alameda e, atualmente, é assistente editorial na Editora Patuá.

FICHA TÉCNICA FLIM 2023

Gestão e Realização
AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

Direção Executiva
Aldo Zonzini

Curadoria
Alice Penna e Costa
Tania Rivitti
Bianca Mantovani
Maria Beatriz Machado

Coordenação Geral e Gestão Cultural
Valéria Israel

Produção Cultural
Bruce Willian
Bruno Mantovani
Denise Almeida
Guilherme de Souza Samejima
Saulo dos Santos Cantinho Filho
Tatiana Araujo
Valdinei Rodrigues

Comunicação e Markentig
Gustavo Oliveira
Marcus Vinícius Trizzino

Assessoria de Imprensa
Alameda Comunicação
Laís Reis
Monicke de Aquino

Relacionamento
Agência NTZ

Financeiro e Administrativo
Ana Claudia Alves
Natani de Oliveira

Recursos Humanos
Fernanda Passos

Supervisão de Operações
Jorge Vieira de Araujo Filho

Operações Gerais
Adriana de Fátima Mello
Alcides Carlos Ribeiro
Allef Antônio Santos
Bernardete Carvalho
Claudemir Ramos
Francisco Rosa de Morais
Isaias Cunha das Neves
José Ricardo de Almeida
Robson Morais dos Santos
Rosângela Ferreira
Wanderley Silva

Arquitetura
Felipe Ferri

Engenheiro Florestal

Rogério Mazzeo

Segurança Patrimonial
Grupo Engeseg 

Tradução em LIBRAS
Lorena Figueira Prudente de Aquino
Luana de Lemos Pinheiro
Luis Fernando Siqueira
Mateus Oliveira Martins Custódio
Rosicleide Ferreira Magalhães Fonseca 

AGRADECIMENTOS FLIM 2023

Equipe de Voluntários FLIM 2023
Ana Roberta Siqueira
Anelise de Oliveira
Denise Aparecida das Neves
Érika Costa
Fabiana Freitas
Geanna Silva
João Pedro Bertti Silva
Joice Seles, Kika Campos
Maíra de Souza
Mariana Nogueira Souza
Marianna Reis
Silmara Sabino e Vanessa Oliveira

A FLIM 2023 é um oferecimento do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC ICMS), conta com o patrocínio do Poliedro Educação, CenterVale Shopping, Ball Corporation, EDP, Oscar Calçados, IOV - Instituto de Oncologia do Vale, Grupo Policlin, Lovis Sunglass e ICBEU Idiomas. Apoio Ema Palace, B&B Hotel, Modena Hotel, CPlus Stands, Madah Café & Bistrô, Lindoya Verão, NIPBr, R3SS, Líquido e Kinoene Arts. Parceria Institucional da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, Secretaria de Educação, Sesc São José dos Campos, Sesi São José dos Campos, Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, SP Leituras, CECP (Museu do Folclore e Ecomuseu), Academia Joseense de Letras, Centro Ambiental Edoardo Bonetti (Caeb), Fundo Social de Solidariedade de SJC e promoção do Jornal O Vale, da Rádio Jovem Pan e da TV Thathi SBT. Realização da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Oferecimento
ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo 

Patrocínio
Ball Corporation
CenterVale Shopping
EDP
IOV
Lovis Sunglass
Oscar
Policlin
Poliedro

Apoio
B&B Hotel
CPlus Stands
Madah Café & Bistrô
Ema Palace
Kinoene Arts
Lindoya Verão
Líquido
Modena Hotel
NIPBR
R3SS
Unimed São José dos Campos

Parceiros Institucionais
Academia Joseense de Letras
Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
CAEB – Centro Ambiental Edoardo Bonetti
Cecp - Centro de Estudos da Cultura Popular
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos
Secretaria de Educação
Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida
Sesc São José dos Campos
Sesi São José dos Campos
SP Leituras/BibliOn         

Promoção
Jovem Pan
OVale
SP Rio+
TV Thathi/SBT

Realização
AFAC – Organização Social de Cultura
Prefeitura de São José dos Campos
Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas
Governo do Estado de São Paulo