Sobre a FLIM

A FLIM - Festa Literomusical de São José dos Campos, realiza sua oitava edição nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro de 2022, com shows, mesas literárias, lançamento de livros e muito mais. Uma programação extensa totalmente gratuita e acessível, sob a curadoria das escritoras convidadas Carol Rodrigues, Juliane Souza e Trudruá Dorrico.

Colabore com a campanha de alimentos em prol do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.
Ingresso Solidário: 1 kg de arroz

Saiba mais


Py - O lugar onde se pisa

Em Guarani, a palavra Py é a mesma para “pé” e para “o lugar onde se pisa” - o chão. Se a história da FLIM é um livro, no capítulo 2022 a gente vai grifar os verbos de movimento:

Ler as pegadas. Viajar o mundo inteiro pela escrita. Criar no movimento. Viver bem. Pisar suavemente o chão. Reconhecer a floresta que somos, mas esquecemos. Sonhar com as outras humanidades: nas plantas, nos animais. Celebrar o compromisso com o presente, com florestas de pé, de onde todos os corpos e todas as cores fazem parte.

Porquê… se você olhar bem para o chão, vai notar que a terra tem todas as cores. Quanto mais cores, mais nutrientes, mais forte e eficiente ela vai ser para gerar vida. Na nossa sociedade não é diferente. Ela também é diversa de cultura, pessoas, pensamentos e cores. E quanto mais nos expomos à diversidade, mais nos nutrimos, mais crescemos.

Artistas, atletas, pensadores, lideranças, rezadores de várias partes do Brasil se reúnem no Parque Vicentina Aranha, em setembro de 2022. Todos eles fazem um convite para você: vem de peito aberto, vem com o pé no chão.

E se pé também é chão… cada corpo também pode segurar o céu.

Carol Rodrigues, Juliane Sousa, Trudruá Dorrico

Curadoria FLIM 2022

Edições Anteriores


Flim 2021

Com uma programação gratuita e acessível, que envolveu shows, mesas literárias e lançamento de livros, a sétima edição da FLIM trouxe como tema Baila - O Corpo que lê, com atividades online e experiências presenciais, em decorrência da pandemia da Covid-19. Sob a curadoria da escritora convidada Caroline Rodrigues, a Festa Literomusical de São José dos Campos propôs a todos uma dança com começo, meio e fim.


Flim 2019

Para a sexta edição da FLIM, em 2019, escolhemos como tema o pronome TU. TU que é a segunda pessoa do singular. TU apenas, que significa tanto. TU que és TUDO. E o “estudo” é conhecimento. TU nos lembra o nascimento de nossa língua portuguesa. Nossa herança lusitana. Falamos, nessa edição, sobre a fala culta, sobre a fala do povo. Sobre a academia e o conhecimento popular, sob a curadoria do escritor convidado Marcelino Freire.


Flim 2018

Em sua quinta edição, a FLIM já foi considerada o maior evento literomusical do Vale do Paraíba e um dos principais festivais do interior paulista. Para permear as discussões do evento, o tema eleito foi Interiores, um convite às páginas de um Brasil profundo. Recebeu nomes como Gero Camilo, Maria Vilani, o grupo Cordel do Fogo Encantado, Xico Sá, Maria Ribeiro, Gregório Duvivier, Zezé Motta, Jarid Arraes, Ellen Oléria, a poeta moçambicana Sónia Sultuane, Lula Barbosa, Luna Vitrolina e entre outros. 


Flim 2017

Como marca de sua contemporaneidade, a FLIM 2017 elegeu o tema Translinguagens, que representa uma síntese das várias formas que a linguagem pode se apresentar. Essa edição contou com a nova curadoria do escritor Marcelino Freire e a medição das mesas literárias feita pela jornalista Adriana Couto. A festa recebeu grandes nomes como Laerte, Antonio Nóbrega, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Maria Gonçalves, Alice Ruiz, Chico César e o poeta argentino Washington Cucurto.

Siga nossas páginas oficiais