FLIM 2019 | PROGRAMAÇÃO QUINTAL DAS LETRAS


As crianças e os bebês também têm um espaço reservado na FLIM, o Quintal das Letras. 
Na edição 2019, o Poliedro Educação apresenta o Quintal das Letras. 
 
Necessária o presença do resposável durante as atividades.
Entrada franca.  

SÁBADO 14 DE SETEMBRO

COMPARTILHE MOMENTOS – MUSEU DO FOLCLORE
14/09 | 09h às 12h | QUINTAL DAS LETRAS

Espaço para colorir, jogos e muitas brincadeiras fazem deste espaço um lugar cheio de magia e diversão. Para a FLIM, o Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, apresenta parte do acervo de sua brinquedoteca, destinada a crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental.  

BIBLIOTECA AO AR LIVRE
14/09 | 09h às 18h | QUINTAL DAS LETRAS

O Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, biblioteca rodante repleta de livros infantis e infanto juvenis, para crianças de todas as idades.

Você pode escolher um dos livros para uma gostosa leitura no Parque e depois devolver no carrinho. 

"VOCÊ PODE MUITO MAIS " COM INTEGRA - CENTRO DE REFERÊNCIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 
14/09 | 09h | QUINTAL DAS LETRAS

Apresentação de dança. 

Neste espetáculo de dança realizado pela coreógrafa Bia Blonde, várias histórias, através dos movimentos irão retratar o amor, a liberdade, alteridade, empatia e alegria, trazendo a essência e a humanidade de cada ser, mostrando que podemos ir além e que somos capazes para realizar qualquer coisa.

MESINHA LITERÁRIA
POESIAS PARA BRINCAR - EMEI “PROFº MÁRIO CAMPANER” E NEI “JOSÉ PAULINO BICUDO”
14/09 | 09h30  | QUINTAL DAS LETRAS

Durante as atividades realizadas na Sala de Leitura Interativa dos colégios EMEI “Profº Mário Campaner” e NEI “José Paulino Bicudo”, as crianças tiveram contato com um rico repertório literário. Em 2019, o projeto escolheu trabalhar as rimas que, além de se fazerem extremamente importantes para o desenvolvimento da linguagem, costumam agradar aos pequenos por oferecer uma sonoridade agradável. 200 autores mirins e ilustradores trabalharam neste complexo projeto. O resultado é uma antologia poética, consistindo na reunião de vários poemas diferentes num único livro “Poesias para Brincar”.

Equipe Gestora
Prefeitura Municipal de São José dos Campos
Secretaria de Educação e Cidadania
Departamento de Educação Básica
Divisão de Educação Infantil
Diretora - Andreia Dias Pires Ferreira
Orientadora de Escola – Joseane Amancio Pinto
Professoras responsáveis pelo projeto - Cristiane Alves de Lima, Rita de Cássia Alves Limissuri e Simeia Fagundes de Souza
Estagiárias – Carolina Rodrigues Soares Barbosa, Elza Cardoso de Sousa, Paloma Alexandre Dias Villa Vicco Silva, Rita de Cássia da Silva e Eliane de Cássia Soares
Autores e Ilustradores – Alunos do Pré I/II e Pré II
Revisão e Projeto Gráfico – Daniel Cruz Coordenadoria de Publicações Técnicas
Impressão – Gráfica SEC

POLIEDRO - MUSEU INTERATIVO LINHAS DO VALE: ENTREVISTAS COM MEMORIALISTAS
14/09 | 10h | QUINTAL DAS LETRAS

Entrevista com Maria do Carmo Reis, nascida nas imediações do Antigo Sanatório Vicentina Aranha.

Em caso de chuva, a atividade será deslocada para o CFPAO.  

TEATRO: O SAPO APAIXONADO COM A FACULDADE DA TERCEIRA IDADE DA UNIVAP
14/09 | 10h30 | QUINTAL DAS LETRAS

O Sapo está preocupado com sua saúde: seu coração anda batendo muito rápido. A coelha encontra a explicação: ele deve estar apaixonado. Assim, o Sapo descobre o amor.  O Sapo Apaixonado conta a história de um Sapo que se apaixona por uma Pata e não tem coragem de assumir os seus sentimentos. “Alguns dos meus amigos achavam estranhíssimo que um sapo se apaixonasse por uma para”. A peça fala de uma forma bem descontraída, de amor, do respeito pela diferença, a discriminação, a importância da amizade e sobre os diferentes tipos de amor.

Ficha Técnica:
Direção: Ralf Stanley
Elenco: Sueli Ferreira da Silva (Narradora)
Célia Gomes da Silva Ferreira (Lebre)
Maria Cristina Pinto (Porquinha)
Maria Madalena Cardoso (Coelha)
Nice Aparecida Schnetzeor (Porquinha)
Odete Maria Cerqueira dos Santos (Pata)
Rosangela Saher Correa Cintra (Sapo)
Sinezia Silva Lima (Coelha)
Ana Maria Santiago Malheiros (Porquinha)

TEATRO: ETA BICHO BESTA COM FIANDEIRAS DA PALAVRA
14/09 | 11h | QUINTAL DAS LETRAS

O espetáculo Eta bicho besta é uma revisitação da obra rutiniana, ressaltando aspectos cômicos e musicais de uma região que se configura como um riquíssimo celeiro cultural. As narrativas são protagonizadas pela onça, animal presente nas matas e no imaginário popular vale paraibano, considerada forte, temida, mas de pouca inteligência. Além disso, as canções autorais, inspiradas nos contos de D. Ruth e criadas pelas Fiandeiras da Palavra percorrem o trabalho possibilitando uma dinâmica divertida, cheia de ritmo e leveza. 

Ficha técnica
Elenco: Cíntia Moreira, Cristiane Celly e Flávia D'Ávila
Pesquisa e adaptação das narrativas: Fiandeiras da Palavra
Direção musical: Cristiane Celly
Direção artística: Cíntia Moreira
Figurinos: Flávia D’Ávila

SE ESTA RUA FOSSE MINHA...
TEATRO LAMBE LAMBE COM POLIEDRO   
14/09 | 11h | QUINTAL DAS LETRAS

Conhecido também como “teatro de miniaturas”, o Lambe Lambe é uma linguagem animada apresentada em caixas cênicas. As cenas são inspiradas nas obras (a definir), e este ano, os “espetáculos” serão apresentados pelos alunos do Programa ISMART dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro de São José dos Campos.

TEATRO: ALQUIMISTOS COM ARTEIA
14/09 | 14h | QUINTAL DAS LETRAS

Quem disse que os bruxos são malvados? Eon e a Ametista, são conhecedores dos mistérios e tecnologias ancestrais, que vieram (en)cantar, ensinando as simples feitiçarias de atitudes de  amor, e gratidão para um mundo melhor. Para isso eles buscarão resgatar as memórias mais profundas a respeito de quem somos e quem podemos ser: estrelas  brilhantes do cosmos. Com Arteia, um núcleo independente de criação e pesquisa artística cultural, formado por artistas e educadores que acreditam na transcendência da Arte.  

POLIEDRO - MUSEU INTERATIVO LINHAS DO VALE: ENTREVISTAS COM MEMORIALISTAS
14/09 | 14 | QUINTAL DAS LETRAS

Entrevista com George Gutlich, filho de Johan Gutlich, idealizador da Antiga Escola de Belas Artes de São José dos Campos.

Em caso de chuva, a atividade será deslocada para o CFPAO. 

POLIEDRO - SE ESTA RUA FOSSE MINHA...
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM MARINA BASTOS 
14/09 | 15h | QUINTAL DAS LETRAS

Contação de histórias com a atriz e escritora Marina Bastos, que já se apresentou para mais de 60.000 pessoas em 4 países. Dona do prêmio Destaque -Fleury em 2009, Marina se apresenta pela primeira vez na FLIM, para toda a família. Contar histórias estimula a criança a sonhar e imaginar. Trabalha emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

SE ESTA RUA FOSSE MINHA..
“RODAR PIÃO” - OFICINA DE CUSTOMIZAÇÃO DE PIÃO COM POLIEDRO
14/09 | 16h | QUINTAL DAS LETRAS
Vagas limitadas por ordem de chagada
Classificação indicativa: A partir de 5 anos acompanhas de um adulto responsável

Nesta atividade, o brincante aprende uma das atividades mais divertidas da infância: rodar pião. Flávio Itajubá, do coletivo de atividades culturais Cultura na Kombi, de Taubaté-SP, não só ensinará como fazer o pião rodar, mas também explicará como o pião é confeccionado, construindo um durante a oficina. A atividade contará com um momento para a customização (pintura) do pião e um momento para a brincadeira. A atividade é um desdobramento do projeto “Como brincavam nossos pais”, que acontece no Colégio Poliedro.

COMO BRINCAVAM OS NOSSOS PAIS
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS COM POLIEDRO 
15/09 | 16h | QUINTAL DAS LETRAS

A ação acontece paralela ao espaço “Quintal das Letras”.
É o desdobramento do projeto “Como brincavam nossos pais”, que acontece no Colégio Poliedro, onde alunos e seus pais trocam momentos de lazer, relembrando o brincar de antigamente. O resgate das mais diversas brincadeiras tradicionais é feito em forma de vivência, onde são disponibilizadas ao público gratuitamente. Brinque de bolinhas de gude, perna de pau, bambolê entre outras. 

POLIEDRO - E ESTA RUA FOSSE MINHA...
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: LEEM E OS TAPETES MÁGICOS
14/09 | 16h | QUINTAL DAS LETRAS

Ler e Escrever Muda o Mundo (LEEMM) é um grupo de jovens que tem como missão, difundir o prazer pela literatura. Assim, na intenção de incentivar a leitura, o grupo de jovens do Colégio Poliedro São José dos Campos se apropria de contos da literatura nacional e conta histórias clássicas do universo infantil para todo o público.

BICICLETA POETA COM CIA CULTURAL BOLA DE MEIA 30 ANOS  
14/09 | 17h  | QUINTAL DAS LETRAS

Intervenção litero-musical realizada por um grupo de amigos com vestimentas e bicicleta retro instiga a plateia, com o passar de uma peneira e um balaio, a retirada de versos e poemas que serão declamados e em seguida cantados, como antigamente, no presente!

Ficha Técnica
Direção Geral/Voz Contralto: Jacqueline Baumgratz
Direção Musical/Voz/Violão: Celso Pan
Percussão/Violão/Voz: Almir Luz
Voz Soprano: Luci Ferreira 

DIALOGANDO SOBRE FILHOS
PALESTRA: ESCUTEMOS AS CRIANÇAS COM ANA CLÁUDIA ARRUDA LEITE

Realização Poliedro Educação
Anfitriã: Bruna Cleto
14/09 | 18h30  | QUINTAL DAS LETRAS

O encontro com pais dos alunos do Colégio Poliedro São José dos Campos, acontece uma vez por mês na escola, e aborda questões ligadas ao ambiente familiar, à adolescência e o desenvolvimento do sujeito humano. Na FLIM 2019, o “Dialogando sobre filhos” trará ao Parque Ana Cláudia Arruda Leite, com a palestra “Escutemos os adolescentes”. Graduada em Pedagogia e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação, pela PUC de São Paulo, Ana Cláudia Arruda Leite participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, da Universidade de Harvard (EUA). Ana Cláudia Arruda Leite participa do módulo “o começo da vida”, no CPFL Café Filosófico, com a curadoria do Instituto Alana, inspirado no documentário “O começo da vida”. Atividade indicada ao público em geral. 

DOMINGO 15 DE SETEMBRO

COMPARTILHE MOMENTOS – MUSEU DO FOLCLORE
15/09 | 09h às 12h | QUINTAL DAS LETRAS

Espaço para colorir, jogos e muitas brincadeiras fazem deste espaço um lugar cheio de magia e diversão. Para a FLIM, o Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, apresenta parte do acervo de sua brinquedoteca, destinada a crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental. 

BIBLIOTECA AO AR LIVRE
15/09 | 09h às 13h | QUINTAL DAS LETRAS

O Parque Vicentina Aranha abre as portas da Biblioteca ao Ar Livre, biblioteca rodante repleta de livros infantis e infanto juvenis, para crianças de todas as idades.

Você pode escolher um dos livros para uma gostosa leitura no Parque e depois devolver no carrinho. 

A CIGARRA E A FORMIGA COM LIBRANDO HISTÓRIAS  
15/09 | 09h30 | QUINTAL DAS LETRAS
Atividade com tradução simultânea em LIBRAS

A apresentação da história "A Cigarra e a Formiga", contada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) de uma forma interativa. Não é apenas uma contação de histórias em LIBRAS, ela estimula o público a conhecer o surdo e a sua língua, além de promover a aprendizagem de alguns sinais da LIBRAS, ao propor a participação do público. Desta vez, quem conta a história é Diego Bernardo dos Santos, ator surdo, instrutor de LIBRAS e contador de histórias com a participação do aprendiz Pedro Augusto Marinho Martins. Para que a apresentação seja completa, eles são acompanhados da fonoaudióloga Raquel Felipe Dário, que faz a apresentação do LIBRANDO e da interprete de LIBRAS Sara Bueno da Silva, que faz a voz dos surdos. Juntos, eles conseguem abranger as diversas formas de se comunicar e interagir com o público ouvinte, apesar do foco estar numa língua desconhecida da maioria das pessoas. O projeto é fruto do trabalho que a AADAS desenvolve com jovens surdos, visando o preparo para o mundo do trabalho, usando de sua própria habilidade visuogestual.

CLUBINHO DE LEITURA COM REGIANE DA SILVEIRA
O ANEL MÁGICO DA TIA TARSILA

15/09 | 1oh | QUINTAL DAS LETRAS

Obra: O ANEL MÁGICO DA TIA TARSILA
Autora: Tarsila do Amaral  
Editora: Companhia das Letrinhas   

O Clubinho de Leitura do Vicentina também estará presente na FLIM! O encontro irá dialogar sobre a obra O anel mágico da tia Tarsila, que não foi escrito pela Tarsila pintora modernista, mas por sua sobrinha, que tem o mesmo nome. Tarcila mistura realidade e ficção para apresentar, de maneira atraente às crianças, a vida e a obra de uma das maiores artistas brasileiras. Na condução da leitura dialógica Regiane da Silveira, graduada em Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos 2010.Instrutora de Arte e Cultura e especialista em Musicoterapia, Teatroterapia e terapia não verbal. Atualmente Terapeuta Ocupacional no Integra (São José dos Campos - SP) e musicista no Seresteiros do Vale. 

SE ESTA RUA FOSSE MINHA... 
BRINCADEIRAS TRADICIONAIS “CONFECÇÃO DE PIPAS” COM POLIEDRO 
15/09 | 10h | QUINTAL DAS LETRAS
Vagas limitadas por ordem de chagada.
Classificação indicativa: A partir de 5 anos acompanhas de um adulto responsável.

Tocar o céu é um desejo de qualquer criança. Anderson Moreira (Inspetor de alunos) e Carlos Assunção (professor de Educação Física) encurtarão essa enorme distância. Participe da oficina de construção de pipas! Todo o material será disponibilizado no espaço. A atividade é um desdobramento do projeto “Como brincavam nossos pais”, que acontece no Colégio Poliedro. Pais e filhos são bem vindos!

SE ESTA RUA FOSSE MINHA...
TEATRO LAMBE LAMBE COM POLIEDRO

15/09 | 11h| BIBLIOTECA AO AR LIVRE

Conhecido também como “teatro de miniaturas”, o Lambe Lambe é uma linguagem animada apresentada em caixas cênicas. As cenas são inspiradas nas obras (a definir), e este ano, os “espetáculos” serão apresentados pelos alunos do Programa ISMART dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Poliedro de São José dos Campos

PERGAMINHOS DE HISTÓRIAS COM CIA BISCLOF
15/09 | 11h|     QUINTAL DAS LETRAS

"Pergaminhos de Histórias” é uma intervenção literária na qual dois viajantes caminham por entre o público carregando uma bolsa repleta de pergaminhos e outra de instrumentos musicais. Em cada pergaminho há uma diferente história ilustrada. Na medida em que a história é narrada pelos viajantes, o pergaminho vai sendo desenrolado pouco a pouco revelando assim as ilustrações desta história para o público. Além da oralidade e do recurso visual, as histórias também são acompanhadas por música ao vivo e efeitos sonoros.

Ficha técnica:
Adreísa Cangussú - Atriz, contadora de histórias, produtora e arte-educadora
Ricardo Barison - Músico, violonista, arranjador e arte-educador

SHOW COM GRUPO TRIII
15/09 | 14h | Palco Tom da FLIM 

Um show interativo para toda a família, repleto de músicas e brincadeiras. No repertório, canções tradicionais brasileiras e composições autorais do grupo, que é autor dos três livros da Coleção Histórias que Cantam.

Formado por Marina Pittier (voz), Fê Stok (guitarra e voz) e Ed Encarnação (Bateria e voz), o Grupo Triii surgiu com o encontro de três pessoas que têm três coisas em comum: a amizade, a identificação musical e a fascinação por crianças.